03/08/2011 15:04

Sanatório Espírita de Uberaba

 

Localização

Rua José Clemente Pereira, nº250 - Bairro Estados Unidos
Uberaba (MG)  -  CEP: 38015.240
Telefones: (34)3312-1869 , 3312-2621 e 3312-3392
E-mail: sanatório.rh@terra.com.br

 

 

 

Formas de Atendimento

O Sanatório atende pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Desenvolve esforços no sentido de oferecer também atendimentos particulares como forma de atenuar seu déficit financeiro. São 83 cidades da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com população de aproximadamente dois milhões de habitantes, que tem o Sanatório Espírita de Uberaba como hospital-referência para tratamentos psiquiátricos.

 

Tratamentos Aplicados

  • Biológico-medicamentoso
  • Psicoterápico individual
  • Psicoterápico grupal
  • Expansão social do usuário
  • Terapêutica espiritual

 

 

Terapêutica Espiritual: Diversos grupos de casas espíritas da cidade de Uberaba se reúnem com os pacientes durante todos os dias da semana, desenvolvendo atividades que envolvem explanação do Evangelho, aplicação de passes e distribuição de água fluidificada. Também são realizadas reuniões mediúnicas onde também participam diversos funcionários do hospital.


 

Histórico da Entidade

 

A origem do Sanatório Espírita de Uberaba encontra-se nos trabalhos assistenciais do Centro Espírita Uberabense – CEU, cuja data de fundação é 09.01.1911. A Senhora Maria Modesto Cravo (Dona Maria Modesto), nessa época vivenciando sério problema obsessivo busca a ajuda de Eurípedes Barsanulfo, em Sacramento, cidade próxima a Uberaba. Recuperando-se ali, dona Maria Modesto mudou-se para Uberaba, vindo trabalhar no Centro Espírita Uberabense, onde criou em 1.919 o “Pronto Socorro Bezerra de Menezes” que atuava na área de assistência social. Observando numerosos casos de portadores de doenças psiquiátricas deliberou-se pela construção de um hospital que destinado a esses atendimentos. Sua data de fundação é 31.12.1933, tendo sido a ele incorporado o “Pronto Socorro Bezerra de Menezes”. Dentre os inúmeros beneméritos dessa Instituição, todos se destacando pelo altruísmo e dedicação ao próximo, o reconhecimento carinhoso guarda as figuras de Dona Maria Modesto Cravo (1899/1964)  e do Dr. Inácio Ferreira de Oliveira (1904/1988).

                                 


 


                                                                                                                                                 

 

 

 

—————

Voltar


Informativo Espírita Uberaba © 2011 Todos os direitos reservados.

Parceiros: AME - Uberaba / EDICEI / TVCEI