03/08/2011 20:47

Lar da Caridade (Hospital do Pênfigo)

 

 

Dados
Razão Social: Lar da Caridade
CNPJ: 25440835/0001-93
Endereço: Rua João Alfredo, 437
Cidade: Uberaba Estado: Minas Gerais CEP: 38025-300
Telefones: (34) 3332-2919
E-mail: fogoselvagem@zaz.com.br

 

 

Formas de Atendimento
SUS – Sistema Único de Saúde. Consultas ambulatoriais pelo SUS. As internações são realizadas filantropicamente. A instituição não recebe por este serviço.

Tipos de Tratamento
O hospital conta com 30 leitos, com dois leitos por enfermaria. Todas as enfermarias possuem banheiros com banheiras próprias para banhos de imersão, procedimento indispensável para tratamento do Pênfigo. O hospital está sendo ampliado e as antigas dependências serão utilizadas como suporte e apoio às atividades hospitalares, além de adequações no abrigo feminino onde são atendidas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (risco social), para lavanderia, farmácia, farmácia de manipulação e ambulatórios médicos. O hospital conta com serviços pedagógicos, serviços Psicossociais, ambulatórios com Clinica Geral, Pediatria, enfermagem, Odontologia, Psicologia hospitalar, alas de abrigo assistencial e Profissionalização.


 

 

O TRATAMENTO ESPIRITUAL: Três vezes por semana trabalhadores do Centro Espírita “Deus e Caridade”, que funciona no hospital comparecem para aplicar passes e conversar com os pacientes. Aos sábados é realizado trabalho com um grupo do Centro Espírita com a finalidade de vibrar pela casa.

 

 

 

 

Dona Aparecida Conceição Ferreira, conhecida como Dona Cida, se projetou nacionalmente pela fundação do “Hospital do Fogo Selvagem”, especializado no tratamento dos portadores do “Pênfigo Foliáceo” uma doença cujos sintomas se assemelham a labaredas que percorrem o corpo e deixam na pele verdadeiras marcas de queimadura. Dona Cida começou seu trabalho no ano de 1957, quando trabalhava como enfermeira no Isolamento da Santa Casa de Uberaba. Como o tratamento do Pênfigo era difícil e dispendioso, o hospital acabou por suprimi-lo. A abnegada servidora de Jesus não titubeou: levou os doentes para a sua própria casa. Pedindo esmolas nas vias públicas e recorrendo aos meios de comunicação, sobretudo com a ajuda dos jornalistas Moacir Jorge e Saulo Gomes, este, através da extinta TV Tupi, e contando com o irrestrito apoio de Chico Xavier, acabou por erguer o grande complexo hospitalar destinado ao tratamento da insidiosa enfermidade. Depois, com a alteração dos estatutos surgiu o “Lar da Caridade”, que em determinado momento chegou a acolher trezentos enfermos e desamparados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar


Informativo Espírita Uberaba © 2011 Todos os direitos reservados.

Parceiros: AME - Uberaba / EDICEI / TVCEI